
Sistema Confea/Crea e Mútua estuda implantar gestão eletrônica de documentos

À esquerda, Fernando Henriques, da GTI do Confea, participa da reunião. Créditos: Arquivo Confea
Estudar, planejar e implantar em conjunto um Sistema Corporativo Integrado reunindo os 29 bancos de dados de profissionais e de empresas do Sistema Confea/Crea e Mútua, caixa de assistência, é o desafio da comissão temporária e do Grupo de Trabalho que têm 180 dias para cumprir a meta de desenvolver uma Gestão Eletrônica de Documentos e Processos.
Propostos pelo Colégio de Presidentes (CP) e aprovados na sessão plenária nº 1436, de setembro último, a comissão e o GT – reunido pela primeira vez em 12 de novembro, na sede do Conselho Federal em Brasília – pretendem adequar, dinamizar e valorizar as atividades dos Creas e do Confea. A criação de um Sistema Corporativo Integrado compõe o conjunto de iniciativas previstas no Plano Anual de Trabalho – PAT 2013/2014.
Ao analisar as propostas do CP, o plenário federal considerou o argumento de que “atualmente, esses bancos de dados estão disponibilizados, porém não sistematizados, não só com inúmeras informações importantes para a fiscalização do Sistema, mas também para órgãos governamentais de controle e fiscalização”. Os presidentes regionais acreditam que a iniciativa vai garantir a qualidade e a eficiência dos serviços, a unificação e melhoria de processos, o adequado armazenamento e utilização dos dados e das informações, bem como a comunicação entre os Creas.
Coordenado pelo presidente do Crea-BA, Marco Antonio Amigo, o grupo é composto por cinco presidentes de Creas (um por região – AM, MS, BA, RS e RJ) e seus respectivos responsáveis pelas áreas de Tecnologia da Informação, um conselheiro federal, um representante da área de informática da Mútua, um representante da SIS; um representante da GTI e um analista da GCI.
Fonte: Equipe de Comunicação do Confea
