
Fórum dos Coordenadores dos Cursos de Engenharia de Energia se reúne

Fórum dos Coordenadores dos Cursos de Engenharia de Energia . Créditos: Arquivo CREA-RS
Na tarde desta quinta-feira (18), ocorreu no CREA-RS a primeira reunião do Fórum dos Coordenadores dos Cursos de Engenharia de Energia do RS. Uma iniciativa da Comissão de Educação e Atribuição Profissional – CEAP do Conselho gaúcho, o Fórum tem como objetivo criar um debate para que sejam equalizados os currículos das diferentes universidades que oferecem a graduação no Estado.
“Hoje temos 22 cursos no Brasil e 18 currículos diferentes, então existe uma dificuldade na definição das atribuições desses profissionais”, explicou o coordenador da CEAP, Eng. Florestal Luiz Ernesto Grillo Elesbão. De acordo com ele, como ainda não há o título de Engenheiro de Energia no Sistema Confea/Crea, os oriundos destes cursos recebem as atribuições de engenheiros eletricistas de baixa tensão. A intenção desse primeiro encontro foi a apresentação pelas universidades de currículos ministrados em seus cursos. “Queremos que essas universidades atendam pelo menos a um currículo mínimo comum”, sustenta o coordenador da CEAP.
Eng. Elesbão destaca que algumas universidades gaúchas já estão readequando seus currículos. Participam do Fórum os coordenadores dos cursos de Engenharia de Energia Unipampa, UERGS, UFRGS e Unisinos.
